Até 2020 todos os nossos materiais deverão ser isentos de toxinas que podem causar danos (embora permitidos por todas as normas vigentes, alguns componentes químicos não são saudáveis o suficiente para serem aprovados pelos princípios Cradle to Cradle®), a energia utilizada será renovável, os produtos especialmente projetados poderão ser coletados e os materiais poderão ser usados para fazer novos produtos de alto nível, colocando um ponto final na necessidade de aproveitar continuamente os recursos da terra para atender a demanda crescente dos consumidores em todo o mundo.
Em suma, a visão permite que as empresas e pessoas prosperem enquanto tomam conhecimento dos recursos finitos e do ecossistema delicado do planeta. Ela trata diretamente de três desafios globais que enfrentamos: toxicidade em materiais, mudanças climáticas e escassez de recursos.Refere-se também à certeza de que tudo o que fazemos tenha um impacto positivo na saúde.Os cinco critérios aos quais a Desso e outras empresas Cradle to Cradle ® devem aderir são:
1)Tratamento do material - garantir que todos
os ingredientes químicos nos produtos sejam definidos como
positivos (ótimo/verde ou tolerável/amarelo). Os ingredientes são
julgados mediante um conjunto de critérios ambientais e de saúde, e
quaisquer ingredientes classificados como vermelho (alto risco) ou
cinza (incapaz de definir) devem ser extintos gradualmente e
substituídos.
A Desso atingiu esses objetivos através de sua nova base DESSO
EcoBase®, que contém uma camada de poliolefina, 100% reciclável com
segurança no processo de produção da Desso. Os carpetes em placas
com DESSO EcoBase® alcançaram a Certificação Cradle to Cradle®
Prata, por terem atingido um nível até 97% dos materiais são
positivamente definidos1) (verde ou amarelo).
2) Reutilização de materiais - capacidade de identificar os fluxos de materiais que podem ser reutilizados quando o produto é coletado, depois de ter sido utilizado pelo consumidor ou cliente. Estes são realimentados como nutrientes para o processo de fabricação (esfera técnica) ou para a terra (biosfera).
No cerne da filosofia Cradle to Cradle® está a ideia de que "resíduos são alimentos". Assim, no caso dos carpetes, a Desso desenvolveu a tecnologia da coleta e reciclagem de carpetes ou a reutilização de materiais.
Hoje, coletamos os carpetes de nossos clientes e de nossos concorrentes e separamos os fios e outras fibras das bases, produzindo assim dois principais fluxos de materiais que podem ser reciclados. Após uma fase de purificação adicional, o fio (com a pureza necessária) é devolvido ao fabricante de fios para produção de novos fios. Em todo o processo, algum material virgem é necessário para compensar as perdas e a ineficiência do processo. Atualmente, a base do betume é reciclada como matéria-prima valiosa para uso nas indústrias de telhados e de pavimentação de estradas. Todas as porções não recicláveis serão utilizadas como combustível secundário na indústria de cimento.
Para o fio de poliamida 6, este processo ocorre na Aquafil, um dos nossos fornecedores de fios. A Aquafil desenvolveu uma tecnologia própria nas suas instalações de recuperação para transformar repetidas vezes as fibras de carpetes de poliamida 6 pós-consumo em nova poliamida 6.
3) Uso de Energia Renovável - Um dos três
princípios Cradle to Cradle® essenciais (os outros dois são
"Resíduos são alimentos" e "Incentivar a diversidade como ocorre na
natureza") é usar a geração de energia solar atual, o que significa
que o consumo de energia deve ser, tanto quanto possível,
renovável. Desta forma, as empresas Cradle to Cradle® como a Desso
podem ter certeza de que a maior parte do que fazem e do que
produzem é positiva para a saúde e o meio ambiente.
Durante o período de 2007 a 2011, a Desso reduziu as
emissões de dióxido de carbono em 50%, devido à sua maior
utilização da eletricidade verde (principalmente hidrelétricas e
biomassa). Além disso, o telhado da Desso é coberto atualmente por
25,000 m2 de
células solares. O objetivo é mudar completamente para a energia
renovável até 2020.
4) Gerenciamento da água - As empresas que seguem este caminho devem demonstrar que estão usando seus recursos hídricos de forma responsável e eficiente e que a descarga de água de fábricas em rios locais é a mais limpa possível.
5) Responsabilidade social - As empresas devem demonstrar que cumprem os mais altos princípios de responsabilidade em relação à sua equipe e que se esforçam para garantir que as empresas em sua cadeia de abastecimento não estão violando esses princípios. A Desso assume o compromisso de aderir à norma SA8000, definida pela organização não governamental Social Accountability International (SAI). É um dos primeiros procedimentos e políticas de cobertura padrão no mundo com certificação social auditável que protege os direitos humanos básicos dos trabalhadores.
1) Positivamente definidos = todos os ingredientes foram avaliados na categoria verde (ideal) ou amarela (tolerável) de acordo com os critérios de avaliação dos princípios Cradle to Cradle®. Conforme descrito no Programa de Certificação Cradle to Cradle® versão 2.1.1, elaborado pela empresa McDonough Braungart Design Chemistry (MBDC) em setembro de 2008, atualizado em janeiro de 2011.