Este site usa cookiesMais informaçõesOcultar mensagem

O caminho menos seguido

A responsabilidade da empresa tem um grande significado para nós. Ela abrange nossa responsabilidade com um modelo empresarial que proporcione sucesso em termos de rentabilidade comercial e impacto positivo nas pessoas e no meio ambiente.

Time for Change_Image

 
Em um mundo de recursos limitados, a economia linear de 'tomar, fabricar e descartar' é insustentável. Há uma melhor maneira: reformular as empresas de forma que os produtos sejam fabricados para serem fabricados novamente de um modo circular, como se passa na natureza. Acreditamos que as empresas precisam reformular seus modelos para a economia circular, onde as mercadorias e materiais são reutilizados e reciclados.

Em 2008, inspirados pelo conceito Cradle to Cradle®, a equipe de excelência da Desso, incluindo o CEO atual Alexander Collot d'Escury, posicionou a empresa em sua trajetória atual para fabricar todos os seus produtos de acordo com os princípios Cradle to Cradle® em 2020.

Inspirado pelo ciclo contínuo da natureza, esse conceito exige que as empresas usem materiais e design de produtos de forma que eles tenham um impacto positivo no meio ambiente e na saúde. Em termos gerais, isso significa fazer uso de materiais positivamente definidos1), de forma que os produtos possam ser devolvidos à produção e os materiais reciclados em novos produtos de alta qualidade, através de duas correntes: técnica ou biológica. No primeiro caso, os materiais são realimentados no processo de fabricação para fabricar novos produtos; nesse último caso, eles podem retornar como nutrientes para o solo.

Em ambos os casos, eles agem de forma idêntica ao sistema de vida natural, como a árvore da cerejeira que usa todos os materiais para um novo crescimento em um ciclo interminável.

Mas isso não é fácil. Há muitos procedimentos complexos e rigorosos a seguir a fim de garantir que um produto possa satisfazer os cinco critérios, definidos pelos avaliadores do programa Cradle to Cradle Certified CM - e moldados pelos cofundadores do conceito, o Prof. Dr. Michael Braungart, químico alemão e ex-cientista do Greenpeace e William McDonough, arquiteto dos E.U.A.

A Desso acredita que o seu compromisso com a filosofia Cradle to Cradle® e a transição para a economia circular permitirão que ela se torne mais eficiente quanto ao uso de recursos naturais, que aprimore sua pegada ambiental e desenvolva materiais mais saudáveis em seus produtos, os quais beneficiarão as pessoas e o planeta.

1) Positivamente definidos = todos os ingredientes foram avaliados na categoria verde (ideal) ou amarela (tolerável) de acordo com os critérios de avaliação dos princípios Cradle to Cradle®. Conforme descrito no Programa Cradle to Cradle CertifiedCM versão 2.1.1, elaborado pela empresa McDonough Braungart Design Chemistry (MBDC) em setembro de 2008, atualizado em janeiro de 2011.

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email