Realizações Cradle to Cradle®

Para fechar o ciclo, é preciso coletar produtos usados e reciclar ou reutilizar os materiais. Para isso, deve-se:

  • Desenvolver a tecnologia de coleta de carpetes (Take BackTM) para receber os materiais usados e reciclá-los
  • Criar produtos com a pureza correta que possam ser reciclados em grande escala

Listamos abaixo alguns marcos na nossa jornada para fechar o ciclo que nos aproxima de nossa visão Cradle to Cradle® 2020.

 

MARCO 1 - Certificação prata

Em 2010, apenas dois anos após o início da nova estratégia Cradle to Cradle®, recebemos a Certificação Cradle to Cradle® Prata para a DESSO EcoBase®, uma nova base de carpetes em placas.  A base DESSO EcoBase® foi verificada mediante rígidos critérios ambientais e de saúde, com agé 97% dos materiais classificados como positivamente definidos. Positivamente definidos significa que todos os ingredientes foram avaliados na categoria verde (ideal) ou amarela (tolerável), de acordo com os critérios de avaliação dos princípios Cradle to Cradle® A camada à base de poliolefina da base DESSO EcoBase® é 100% reciclável com segurança em nosso próprio processo de produção.


 

Silver Milestone_Image1

MARCO 2 - Take Back™ e Refinity® da DESSO

Milhões de metros quadrados de carpetes usados são jogados fora a cada ano, muitas vezes, queimados ou jogados em aterros, levando à destruição de matérias-primas valiosas. Em 2008, a Desso lançou o programa de coleta Take Back™ e, um ano depois, desenvolveu uma técnica de separação inovadora denominada DESSO Refinity®. Através da técnica Refinity® coletamos carpetes velhos (desde que não contenham PVC) e separamos os fios e outras fibras da base.

Com isso, criam-se dois fluxos de materiais principais: o fio, que é devolvido para os nossos fornecedores para reciclagem, e o betume (atualmente o material mais comum para base de carpete), que é vendido para indústrias de telhados e de pavimentação de estradas. Todas as porções não recicláveis são utilizadas como combustível secundário na indústria de cimento.

Aqueles que devolvem os carpetes e participam do nosso programa recebem um certificado de coleta Take Back™ como garantia de que o material é reciclado de acordo com os princípios Cradle to Cradle®.

Desso Take Back Programme

MARCO 3 - Usando fio reciclado

A Aquafil, um dos nossos fornecedores, desenvolveu uma tecnologia própria para reciclar repetidamente o fio de poliamida 6 de carpetes usados e transformá-lo em um novo material conhecido como ECONYL®.

Atualmente, mais de 50%1) da nossa gama de carpetes em placas está disponível com o fio ECONYL®. ECONYL® é um fio fabricado com 100% de nylon recuperado, que inclui as fibras dos resíduos de carpetes reciclados nas instalações Refinity® da DESSO.

Recycled yarn

 1) 50% refere-se ao volume de vendas 2012 de produtos disponíveis com fio ECONYL® na coleção de carpetes em placas para uso comercial. A porcentagem total de materiais reciclados varia conforme o produto e a cor. Para saber se uma determinada cor contém ECONYL® e em qual porcentagem, consulte o nosso site.

  • Compartilhar esta página
  • twitter
  • linkedin
  • facebook
  • email